Com a necessidade de todas as cores visíveis terem componentes positivos foi criado o Espaço de cor XYZ. Contudo o branco continua a ter componentes iguais, a luminosidade é o valor da primária Y.
Conversão RGB-XYZ
Matriz de transformação
X=0,49r+0,31g+0,20b
Y=0,18r+0,81g+0,01b
Z=0r+0,01g+0,99b
Exemplos:
Cor=20r+30g+40b
X=0,49x20+0,31x30+0,20+40 = 9,8+9,3+8=27,1 X=27,1
Y=0,18x20+0,81x30+0,01x40 = 3,6+24,3+0,4 Y=28,3
Z=0x20+0,01x30+0,99x40 = 0+0,3+39,6 Z=39,9
Cor=27,1X+28,3Y+39,9Z
Cor=-0,6r+0,8g+0,8b=1ut Cor1=50ut Cor2=200ut
Cor1=-30r+40g+40b
X=0,49x-30+0,31x40+0,20x40 = -14,7+12,4+8 X=5,7
Y=0,18x-30+0,81x40+0,01x40 = -5,4+32,4+0,4 Y=27,4
Z=0x-30+0,01x40+0,99x40 = 0+0,4+39,6 Z=40
Cor1=5,7X+27,4Y+40Z
Cor2=-120r+160g+160b
X=0,49x-120+0,31x160+0,20x160 = -58,8+49,6+32 X=22,8
Y=0,18x-120+0,81x160+0,01x160 = -21,6+129,6+1,6 Y=109,6
Z=0x-120+0,01x160+0,99x160 = 0+1,6+158,4 Z=160
Cor2=22,8X+109,6Y+160Z
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